Livro de receitas com pescados do litoral paranaense!

Quer conhecer um pouco mais da pesca artesanal do nosso litoral e dos pratos deliciosos que podem surgir com os pescados da região?

 

O livro de receitas Da pesca artesanal para a sua mesa: conhecendo e preparando os pescados paranaenses, foi organizado pelo projeto Olha o Peixe com o apoio do instituto Linha D’Água, e reuniu cozinheiros profissionais do Paraná, clientes, pescadores e pescadoras do litoral paranaense.

Além de deliciosas receitas, o livro traz conhecimentos culinários das tradicionais famílias pesqueiras do nosso litoral. Foram selecionados 22 pescados, que representam diferentes estratégias de pesca e territórios pesqueiros da região. Os pescados na lista de extinção ou que oferecem algum perigo à saúde humana (como o baiacu e a corvina) não estão na lista dos selecionados.

Um dos objetivos é fortalecer e incentivar a tradicional pesca artesanal, conhecendo e valorizando a cultura caiçara. Canoas, Ipanema, Carmery, Shangri-lá, Barrancos e Pontal do Sul são as comunidades pesqueiras que representam Pontal do Paraná no livro. Guaratuba, Cabaraquara, Matinhos, Superagui, Barra do Ararapira, Vila São Miguel e Ilha do Teixeira completam as treze comunidades pesqueiras do litoral envolvidas no projeto.

Pontal

No site “Olha o Peixe” ainda tem um e-book do 1º Concurso de Receitas, lançado em dezembro de 2020, onde consumidores foram desafiados a criar e compartilhar as melhores receitas com os pescados do paraná.

Baixe o e-book aqui!

https://www.olhaopeixe.com/materiais-produzidos

 

Que tal preparar uma das delicosas receitas do livro?

Escolhemos a receita Moqueca de Peixe Galo, da pescadora Albetina Vicente de Souza da comunidade Canoas. Bete, como é conhecida, usa dos seus conhecimentos de anos trabalhando com a pesca para preparar essa e outras deliciosas receitas.

MOQUECA DE PEIXE GALO

2 kg de peixe galo em posta

1 cebola grande

3 dentes de alho grandes

3 tomates

Meio vidro de leite de coco

Cheiro verde, alfavaca e manjericão a gosto

Azeitonas a gosto

Sal a gosto

1 limão

1 colher de massa de tomate (opcional)

MODO DE PREPARO:

1 – Em um recipiente tempere as postas de peixe galo com sal e limão e deixe marinar por uma hora e meia antes de preparar a moqueca.

2 – Em uma panela, refogue a cebola e o alho, os tomates, cheiro verde, a alfavaca e o manjericão de modo a obter um molho, caso seja necessário, adicionar um pouco de água para atingir a

textura de molho. Desligue o fogo, acrescente o leite de coco e as azeitonas e reserve.

3 – Em outra panela organize as postas de peixe galo já marinadas e despeje o molho preparado.

4 – Deixe a moqueca cozinhar de 10 a 15 minutos depois do ponto de fervura.

5 – Caso seja necessário, acrescente uma colher de massa de tomate durante o cozimento.

Bom apetite!

 

 

 

Carla Nagibe

Carla Nagibe é jornalista, formada em Letras, Gestão de Turismo e especialista em Administração de Marketing.

Apaixonada pelo Brasil e por viagens, aborda nessa coluna aspectos que relacionam o turismo ao desenvolvimento das cidades, culturas locais, gastronomia, produtos turísticos e tudo que estiver relacionado a esse instigante universo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Scroll Up