Bala de banana de Antonina é reconhecida nacionalmente como produto típico

Bala de Banana

A bala de banana de Antonina, um dos símbolos do nosso litoral, recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) e agora tornou-se oficialmente um produto típico de Antonina.

O processo foi solicitado em setembro de 2019, pela Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes. O produto passou por inúmeras avaliações até a conquista da certificação, em dezembro desse ano. É o primeiro da região do litoral, e agora faz parte de um seleto grupo que possuem Indicação Geográfica (IG) no Paraná.

O selo é concedido pelo Instituto Nacional de propriedade Industrial (INPI) e confere ao produto uma identidade única, relacionado a sua origem. Tem grande importância para o turismo da região, pois o selo agrega valor ao produto, valoriza a cultura local e permite que o consumidor tenha a certeza que está adquirindo um produto de qualidade. Ele torna-se um atrativo turístico importante, relacionando a cultura e a identidade local.

Duas empresas estão autorizadas a utilizar o selo: a Indústria Floresta (Bananina) e a Indústria Soter (Bala de Banana de Antonina).

Outros produtos paranaenses que receberam a certificação

O Paraná é o terceiro estado com mais Indicações Geográficas (IG) do país. A bala de banana de Antonina pertence agora a um seleto grupo de oito produtos de outras regiões do estado que já conquistaram a certificação.

Erva-mate (São Mateus do Sul)

Café (norte pioneiro)

Goiaba (Carlópolis)

Mel (Oeste do Paraná)

Queijo (Colônia Witmarsun)

Melado (Capanema)

Uva (Marialva)

Mel (Ortigueira)

Carla Nagibe

Carla Nagibe é jornalista, formada em Letras, Gestão de Turismo e especialista em Administração de Marketing.

Apaixonada pelo Brasil e por viagens, aborda nessa coluna aspectos que relacionam o turismo ao desenvolvimento das cidades, culturas locais, gastronomia, produtos turísticos e tudo que estiver relacionado a esse instigante universo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp