A bala de banana de Antonina, um dos símbolos do nosso litoral, recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) e agora tornou-se oficialmente um produto típico de Antonina.
O processo foi solicitado em setembro de 2019, pela Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes. O produto passou por inúmeras avaliações até a conquista da certificação, em dezembro desse ano. É o primeiro da região do litoral, e agora faz parte de um seleto grupo que possuem Indicação Geográfica (IG) no Paraná.
O selo é concedido pelo Instituto Nacional de propriedade Industrial (INPI) e confere ao produto uma identidade única, relacionado a sua origem. Tem grande importância para o turismo da região, pois o selo agrega valor ao produto, valoriza a cultura local e permite que o consumidor tenha a certeza que está adquirindo um produto de qualidade. Ele torna-se um atrativo turístico importante, relacionando a cultura e a identidade local.
Duas empresas estão autorizadas a utilizar o selo: a Indústria Floresta (Bananina) e a Indústria Soter (Bala de Banana de Antonina).
Outros produtos paranaenses que receberam a certificação
O Paraná é o terceiro estado com mais Indicações Geográficas (IG) do país. A bala de banana de Antonina pertence agora a um seleto grupo de oito produtos de outras regiões do estado que já conquistaram a certificação.
Erva-mate (São Mateus do Sul)
Café (norte pioneiro)
Goiaba (Carlópolis)
Mel (Oeste do Paraná)
Queijo (Colônia Witmarsun)
Melado (Capanema)
Uva (Marialva)
Mel (Ortigueira)