Boteco, paixão nacional!

Boteco

O termo “boteco” é uma abreviação de “botequim”, que por sua vez é oriundo do português de Portugal (botica) e do espanhol da Espanha (bodega).

No Brasil a origem do nome está relacionada ao início do século XIX, com a abertura de armazéns portugueses no Rio de Janeiro. Inicialmente esses pequenos armazéns de secos e molhados, vendiam de tudo. Os cariocas passavam pelas “botiquinhas”, para fazer compras e degustar alguns petiscos acompanhados de vinho. Aos poucos se tornaram espaços de socialização, mais frequentados por homens, deixando aos poucos de lado, a sua característica de local para compras rápidas.

Para um dos maiores festivais de gastronomia que acontece há mais de 20 anos em todo o Brasil, o conceito de “boteco” está atrelado ao trabalho diário do dono e de seus familiares. O ambiente é geralmente informal, o garçom conhece a maioria dos clientes pelo nome e no cardápio não é incomum aparecer receitas de família.

A tradição espalhou-se pelo Brasil. Assim como a Inglaterra se tornou conhecida por seus “Pubs”, o Brasil é conhecido por seus botecos, uma genuína paixão nacional. Atualmente no Brasil temos também os bares, que em geral, são uma versão mais sofisticada dos botecos, e contam com Chef de Cozinha, garçom, caixa e outros profissionais. Outras tendências dos bares são os cardápios eletrônicos e cupons de descontos.

Nos botecos e bares acontece o “happy hour”, programa que reúne boas histórias, petiscos e uma boa bebida. Um encontro quase obrigatório para finalizar um dia estressante, e que também caiu no gosto do brasileiro.

Carla Nagibe

Carla Nagibe é jornalista, formada em Letras, Gestão de Turismo e especialista em Administração de Marketing.

Apaixonada pelo Brasil e por viagens, aborda nessa coluna aspectos que relacionam o turismo ao desenvolvimento das cidades, culturas locais, gastronomia, produtos turísticos e tudo que estiver relacionado a esse instigante universo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Scroll Up