Cambira, um prato típico do nosso litoral, cheio de história e sabor.

Cambira

Origem do nome Cambira

Uma das histórias sobre a origem do prato está relacionada com a época da fartura na pesca da tainha, quando o povo nativo salgava os peixes e os pendurava na “Imbira” (um cipó típico da região). Ali eles ficavam para secar ao sol ou no calor do fogão a lenha. Assim surgiu o prato Cambira, uma deliciosa combinação de peixe, banana e farinha. Os outros ingredientes também são encontrados em abundância na região, como a banana e alguns temperos.

Apesar de simples, o prato retrata a história do povo caiçara, nativo do nosso litoral. O “peixe seco” utilizado na Cambira fazia parte da alimentação diária da família da dona Conceição, que aprendeu a fazer o prato observando a mãe.

Através da Lei Municipal 556/04 , foi decretado o dia 18 de julho como Dia da Cambira, mas você não precisa esperar tanto para experimentar esse saboroso prato típico preparado pela dona Conceição na Comunidade do Guaraguaçu!

Endereço: PR-407, km 14 (Rodovia das praias)
Whats: 41 99578 3601
(Somente com reserva)

“O peixe seco, que era salgado, colocado pra defumar e guardado no “jirau”, era a nossa comida do dia a dia. Variava o prato, mas o peixe estava presente sempre. O principal era a Cambira, que era preparada pela minha bisavó, minha avó e depois pela minha mãe.” Dona Conceição

“Estamos buscando resgatar elementos culturais do nosso município. A Cambira é um prato típico do nosso litoral, que carrega as tradições do nosso povo. A deliciosa combinação de ingredientes encontrados na nossa região, preparados com carinho pelo nosso povo.” Luciana Goldschmidt Costa Turismóloga

Carla Nagibe

Carla Nagibe é jornalista, formada em Letras, Gestão de Turismo e especialista em Administração de Marketing.

Apaixonada pelo Brasil e por viagens, aborda nessa coluna aspectos que relacionam o turismo ao desenvolvimento das cidades, culturas locais, gastronomia, produtos turísticos e tudo que estiver relacionado a esse instigante universo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp