Concurso de gastronomia Caiçara valoriza e resgata a Cambira

Foto: Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná

Na terça-feira (27) aconteceu a cerimônia de premiação do Concurso de Gastronomia Caiçara.  O evento foi um sucesso e tinha como objetivo resgatar e divulgar a Cambira, prato típico de Pontal do Paraná. Coroando o reconhecimento da cultura gastronômica caiçara do município, ele deverá entrar para o calendário oficial de eventos locais.

O júri foi composto pelos reconhecidos chefes de cozinha Beto Madalosso de Curitiba, Will de Antonina e Plinio Aguiar de Pontal do Sul, que percorreram os estabelecimentos e provaram os pratos dos oito restaurantes inscritos no concurso.

Durante a cerimônia de premiação e encerramento , mais do que premiar, o objetivo era reconhecer quem luta pela cultura e gastronomia local. O restaurante Café Caiçara que fica no Guaraguaçu e tem como proprietária a dona Conceição, ganhou os prêmios de melhor PF Caiçara e melhor Cambira tradicional. O melhor petisco caiçara ficou para o restaurante Sabor Brasileiro da dona Marinalva, com o prato Cambira e Camarão na Toca do Siri.

Para Patrícia Assis, executiva da ADETUR Litoral, a vitória da dona Conceição é carregada pelo merecimento e contribuição histórica transmitida ao longo das gerações da família e pelo fomento do turismo de base comunitária.

A equipe da secretaria de desenvolvimento e Turismo de Pontal do Paraná, comandada pelo secretário Gilberto Keserle, estava satisfeita com o resultado geral do evento e dá como praticamente certa a entrada do festival no calendário de eventos da cidade a partir de 2022. Segundo ele, o festival superou muito as expectativas iniciais.

Para o prefeito Rudão Gimenes o objetivo de envolver a comunidade de pesca na comercialização do pescado da região e atrair turistas para conhecer o prato típico de Pontal do Paraná foi plenamente atingido. Segundo ele, o evento superou as expectativas e agora é pensar no próximo, para fazer um evento ainda melhor.

Além da presença do prefeito Rudão Gimenes, a cerimônia de premiação e encerramento  contou também com a presença de outras autoridades, como o  Deputado Anibeli Neto, Everton Souza presidente do instituto Água e Terra representando o Governo do Estado, Chico Caetano superintendente de Pesca e Amilcar Cabral, diretor do ITCG (Instituto de terras, cartografia e geologia do Paraná).

O Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná ficará na história. Aconteceu em um formato diferente, dando início a um ciclo de retomada do turismo na região. O empenho e dedicação de todos os envolvidos, o “acreditar” dos comerciantes locais e o resgate da cultura local proporcionou aos que estiveram presente nos restaurantes um gostinho de “queremos mais”.

Mais cultura, mais tradição local, mais eventos! Que venham os próximos!

Carla Nagibe

Carla Nagibe é jornalista, formada em Letras, Gestão de Turismo e especialista em Administração de Marketing.

Apaixonada pelo Brasil e por viagens, aborda nessa coluna aspectos que relacionam o turismo ao desenvolvimento das cidades, culturas locais, gastronomia, produtos turísticos e tudo que estiver relacionado a esse instigante universo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp