Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Tempo Estimado

1 Dia

Dificuldade

Médio

Acessibilidade

Sim

Também conhecida como Fortaleza da Barra

Construção de 1767-1769, feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá. Em 1850, nesta fortaleza, o “Combate Cormorant” marcou a história de Paranaguá. O vapor de guerra inglês aprisionou três embarcações nacionais em decorrência do tráfico ilícito de escravos, originando a referida batalha.

A Fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1972. A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres está na divisa da parte povoada com a área de preservação ambiental da Ilha do Mel.

O acesso, desde a vila de Nova Brasília, é feito à pé pela praia ou, na maré cheia, por uma trilha, com cerca de 4 km de extensão. O complexo da Fortaleza é formado pelo antigo e majestoso Forte de N. S. dos Prazeres, localizada na praia, ao pé do Morro da Baleia, inaugurada em 1769; e pelo complexo de artilharia instalado no alto no Morro da Baleia, datado do início do século XX.

A região da Fortaleza possui duas pequenas vilas, a da Fortaleza do Norte e a da Fortaleza do Sul, pouco habitadas e com infraestrutura bem simples de recepção. Próxima à Fortaleza se localiza a Baía dos Golfinhos, notável pela presença de cardumes de botos em suas águas.

Tipo do Passeio

Caminhada - Cultural - Ecoturismo - Praia

Local

Ilha do Mel
Operadora:
Scroll Up